sexta-feira, 29 de agosto de 2014

NOSSO PROJETO: HORTA E MATEMÁTICA NA ESCOLA.



Escola Estadual Senador Rui Palmeira
Arapiraca / AL



Prêmio Resposta Para o Amanhã
1ª Edição 2014




Projeto: Horta e Matemática na Escola.










Arapiraca, 2014
Escola Estadual Senador Rui Palmeira
Prof. José Edson Cavalcante da Silva










Projeto: Horta e Matemática na Escola.











Arapiraca, 2014

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Nome: Escola Estadual Senador Rui Palmeira.
Endereço: Rua: Manoel Nunes Neto, s/n.
Bairro: Capiatã.                   CEP: 57310-130.
Município: Arapiraca – AL.
Fone: (82)3521-2563.
Rede: Estadual.
Localização: Zona Urbana.
Turno de Funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno.
Níveis de Ensino: Ensino Médio: ( 1ª, 2ª e 3ª ).

EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA
Diretor Geral: Gilberto Alfredo da Silva.
Diretoras Adjuntas: Maria Rosa dos Santos.
                                   Janice Maria de Oliveira.


Coordenadores:   Rosa Cardoso da Silva.
                               Vânia Maria de Araújo.
                               Vanderly Márcia de Araújo.
                               Claudia Vartan Rocha dos Santos.
                               Lívia de Oliveira Silva.



PROJETO HORTA E MATEMÁTICA NA ESCOLA
A-    Instituição:
Escola Estadual Senador Rui Palmeira
B-    Área/disciplina que atua com a classe* participante: *(Lista em anexo).
Matemática. 1º ano. Regular. Vespertino.  Alunos da turma 1ºF. De 13 a 16 anos.
C-    Plano de Ação:
Projeto Horta e a Matemática na Escola.
1.      Histórico da comunidade beneficiada:
A Escola Estadual Senador Rui Palmeira localiza-se no bairro Capiatã, na rua Manuel Nunes Neto, s/nº na área urbana, tendo um acesso razoável para maioria dos alunos residentes em área urbana; entretanto, os que moram em zona rural e dependem de transporte, ainda há certa dificuldade de locomoção até o local da instituição, sendo muito precisam até sair mais cedo a fim de não perderem o transporte escolar. A Escola funciona nos três horários, sendo Matutino, Vespertino e Noturno com as séries (1º, 2º e 3º(s) Anos do Ensino Médio.  Atualmente, denomina-se Escola Estadual Senador Rui Palmeira, sendo marco de referência e exemplo para as demais escolas da região, tanto do setor público quanto privado, não só pela sua organização física e administrativa, mas também pelo desempenho pedagógico, pois o alunado está incluído nas melhores colocações em concursos, vestibulares e teste de nível municipal, estadual e nacional a que se propõem participar. Foi no Governo de Divaldo Suruagy que surgiu a ideia de um centro profissionalizante na cidade de Arapiraca. O PREMEN (Programa de Expansão e Melhoria do Ensino), em convênio com a Prefeitura Municipal (que doou o terreno), construiu o estabelecimento de ensino no governo de Geraldo Melo, porém, só foi inaugurado em 30.10.1979 no governo de Guilherme Palmeira, tendo como secretário de educação o professor José Medeiros. A obra teve um custo de R$ 20.155.089,38 (vinte milhões cento e cinquenta e cinco mil, oitenta e nove cruzeiros e trinta e oito centavos). Segundo o Decreto 33.612, na data do dia 29/08/1989 com registro em Diário Oficial no dia 09/08/1989. Como recebia alunos de escolas municipais (Hugo Lima), estaduais (Manuel Lúcio, Adriano Jorge, Aurino Maciel e  Quintella Cavalcanti) e particulares (Bom Conselho e São Francisco de Assis), chamou-se inicialmente Centro Interescolar e, em homenagem ao também político Senador Rui Palmeira, oferecendo as seguintes disciplinas: Ciências, Educação Física, Técnicas Industriais, Técnicas Agrícolas, Técnicas Comerciais, Saúde, Mecanografia e Educação para o lar. Aproximadamente três anos após a fundação, deixou de ser profissionalizante e passou a matricular alunos nas modalidades de ensino Fundamental e Médio, recebendo o nome de Escola de 1º e 2º Graus Senador Rui Palmeira.

2.      Perfil do aluno da classe que realizará o projeto:
A nossa clientela é basicamente formada por alunos de classe médio-baixa nas duas modalidades de ensino (Fundamental e Médio). O perfil do aluno inscrito para desenvolver atividades com este projeto e o alunos da primeira série do ensino médio. Cerca de 40% são oriundos de municípios circunvizinhos, o que leva a escola em se empenhar no sentido de oferecer uma educação de qualidade. Os alunos do horário diurno, além de tarefas escolares, ajudam os pais na lavoura e nas tarefas de casa, são poucos os que trabalham em repartições e projetos científicos. Os do noturno trabalham em tempo integral no comércio, e são poucos os que são microempresários, muitos possuem defasagem série. É perceptível, segundo comentários dos docentes e por meio de conselho de classe e conversas informais, constatar a falta de hábitos de estudo no ambiente familiar, decorrente da pouca escolaridade dos pais e, consequentemente, pouco ou nenhum incentivo a educação escolar dos filhos, envolvendo a falta de momentos de leitura e pesquisa; gerando assim uma sociedade com pouco conhecimento secular e aleatória aos principais acontecimentos mundiais e regionais.

3.      Qual a situação-problema escolhida? Como se deu esta escolha?
Como recebemos alunos de várias localidades circunvizinhas ao bairro da escola, e a maioria destes alunos provém do interior, estes apresentam grande experiência com o manuseio do solo no cultivo de algum produto agrícola; demonstram uma necessidade de se aprender matemática com elementos palpáveis vivenciados no seu cotidiano; apresentam dificuldades em trabalhar em grupo e, por encontrarmos espaços ociosos no interior da escola favorável ao cultivo de uma horta, escolhemos desenvolver este projeto afim de integrar os alunos da escola em atividades que beneficie a todos e à comunidade, onde o produto cultivado seja compartilhado por eles até suas casas, como também,  podemos associar cada conteúdo estudado em matemática e em outras disciplinas às práticas executadas na escola e apresentadas à comunidade escolar. Tendo em vista também que tomar gosto pela matemática depende de um estímulo importante; a autoestima. E este é o principal objetivo deste projeto, entre outros, é valorizar o aluno enquanto cidadão promissor que trabalha, ajuda e executa melhorias para sua escola e sua comunidade, sentindo-se melhor como pessoa.

4.      Qual a proposta de projeto da classe para contribuir com a solução da situação-problema?
A proposta almejada pela classe, além dos objetivos propostos neste projeto, é aprender matemática de forma dinâmica, construindo meios próprios de como chegar aos resultados. É sentir-se valorizados pela comunidade escolar (corpo administrativo e corpo docente) em tarefas que demonstram habilidades para o crescimento intelectual. Produzir e cultivar leguminosas e derivados através da horta na escola, aprendendo a dividir tarefas no cuidado com a sementeira, e posteriormente, consumir com suas famílias e podendo também fazer distribuição desses produtos nas comunidades circunvizinhas. Vale salientar que em nossa cidade há um espaço e um dia em que se possa comercializar produtos naturais, onde os alunos poderão adquirir fundos para outras atividades a realizar com a turma, como por exemplo, um passeio ecológico ou histórico contextualizando o ensino da matemática.

5.      Quais os benefícios esperados para a comunidade?
Os benefícios esperados pelos alunos para a comunidade são diversos. 1- A começar pela assistência à merenda escolar com os produtos cultivados na horta. 2- A importância de consumir leguminosas de qualidade sem a presença de agrotóxicos, adquirindo uma reeducação alimentar. 3- A valorização do trabalho favorecendo a comunidade escolar e às famílias. 4- O manejo com a horta facilitando o dinamismo da aprendizagem nos conteúdo matemáticos. 5- A desenvoltura intelectual dos alunos ao apresentar o relatório à comunidade prestando conta dos produtos colhidos através do trabalho em grupo. 6- A prática das atividades de matemática nas medidas de preparação do solo, na contagem do tempo de vida das hortaliças, na técnica de medidas de comprimento e altura e do tempo proporcional para a colheita. 7- A valorização do aluno enquanto pessoa que desenvolve seu tempo útil para o bem da comunidade.

6.      Quais os objetivos?
Os objetivos que a sala pretende alcançar ao executar este projeto são:
·         Valorizar a importância do trabalho e da cultura do homem do campo através do cultivo das hortaliças;
·         Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais, relacionando ao condicionamento físico antes e depois dos trabalhos observando o cálculo do índice de massa corporal;
·         Conhecer técnicas matemáticas e de cálculo para a cultura orgânica ao manusear os instrumentos de cuidados no espaço da horta;
·         Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados, valorizando o gráfico dos dados de uma população que preserva a alimentação saudável;
·         Compreender a relação entre solo, água e nutrientes, aferindo tempo, quantidade e valor, em grandezas proporcionais;
·         Identificar processos de semeadura, adubação e colheita, desenvolvendo práticas de medidas e funções;
·         Cooperar em projetos coletivos visando o bem estar da comunidade e da satisfação em ajudar o próximo;
·         Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas, incrementando as pesquisas estatística;
·         Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
·         Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
·         Aumentar a frequência de uma alimentação saudável na merenda escolar;
·         Desenvolver técnicas de figuras geométricas na preparação dos canteiros para a horta;
·         Aprender com as práticas das medidas do terreno aplicando funções trigonométricas e do triângulo retângulo com o uso do teodolito e os conhecimentos da ciência das medidas: A agrimensura.

7.      Quais os conteúdos de sua disciplina que serão abordados?
Os conteúdos de matemática que serão contemplados na prática deste projeto, são:
·         Razão e proporção e grandezas proporcionais;
·         Expressão numéricas e algébricas;
·         Equações do primeiro e segundo graus;
·         A trigonometria do triângulo retângulo;
·         Teoria dos conjuntos;
·         Estatística básica;
·         Funções e gráficos;
·         Figuras e elementos geométricos planos;
·         Medidas de perímetro e área de figuras geométricas planas;

8.      Quais as aprendizagens – habilidades e competências – que pretende desenvolver?
Na aprendizagem dos conteúdos contemplados neste projetos, relacionamos as seguintes competências e habilidades em três modalidades:
I)                   Representação e comunicação
·         Ler e interpretar textos de Matemática.
·         Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.).
·         Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas etc.) e vice-versa.
·         Exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a terminologia correta.
·         Produzir textos matemáticos adequados.
·         Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.
·         Utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.
II)                Investigação e compreensão
·         Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões, etc).
·         Formular hipóteses e prever resultados.
·         Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.
·         Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades.
III)             Contextualização sociocultural
·         Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real.
·         Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
·         Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
·         Utilizar adequadamente calculadoras e computador, reconhecendo suas limitações e potencialidades.

9.      Como será o processo metodológico? Descreva as etapas, as estratégias e os locais onde se realizarão.
Os procedimentos metodológicos desenvolvidos para este projeto serão listados a seguir:
·         Socialização do projeto aos alunos através de uma reunião expositiva no auditório da escola;
·         Após a inscrição dos alunos, construir o cronograma de trabalho para a execução do projeto Horta e matemática na escola;
·         Orientar pesquisas em livro, sites e entrevistas na biblioteca e na sala de informática sobre a preparação e o trabalho com uma horta;
·         Agendar uma visita a uma horta e conhecer o espaço de preparação da escola;
·         Criar instrumentos de arrecadação de recursos para os possíveis investimentos e gastos no terreno da horta, como bingo, sorteio, festival de música, teatro etc;
·         Solicitar da gestão de escola uma sala para armazenamento dos materiais de trabalho da horta;
·         Organizar uma forma de adquirir patrocinadores/parceiros (técnicos agrícolas, lojas, voluntários) para o nosso projeto;

10.  Quais os recursos/materiais que pretende trabalhar?
Os recursos ou materiais que pretendemos utilizar para o desenvolvimento deste projeto, são citados alguns:
·         Livros com instruções sobre hortas;
·         Matérias de jornalismo / TV que esclareçam os métodos de trabalho em uma horta;
·         Revista que incentivam a participação de alunos em projetos que proporcionaram prêmios aos participantes;
·         Sites de pesquisa e instrução sobre trabalhos realizados com horta nas escolas;
·         Materiais áudio visuais (músicas e filmes) que motivem o trabalho em grupo;
·         Livros de matemática relacionados a cada conteúdo abordado no projeto;
·         Materiais básicos para o manejo da horta como ferramentas de uso diário, bem como limpeza e cuidados;
·         Entrevistas feitas com pessoas que demonstram experiência ao trabalhar com horta na escola;

11.  Qual a previsão de participação dos alunos em cada fase da ação – planejamento, na execução e avaliação?
A previsão de participação dos alunos nas etapas do projeto:
I)                   Planejamento:
O período de planejamento junto aos alunos para discutir as ações que serão desempenhadas no projeto Horta e Matemática na Escola é de 15 (quinze) dias: entre 05 e 20 de agosto de 2014. Neste período serão apresentadas todas a propostas de construção do espaço da horta, serão definidos os alunos e seus respectivos papéis nesse planejamento. Logo em seguida há um período de pesquisa e aprimoramento sobre os conhecimentos de uma horta na escola e os conteúdos de matemática relacionados aos passos de cada ação;
II)                Execução:
A execução do projeto começará com as aulas expositivas dos conteúdos de matemática abordados no projeto em cada ação. Podemos desenvolver a execução do projeto a partir dos seguintes itens:

a)      Instalação e Manejo da Horta.
A escolha do local está vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Poderá ser implementada em área retangular, cercada com alambrado e com um portão de acesso. Deve-se observar que o acesso dos adolescentes a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.

b)      Critérios para escolha do local para implantação da Horta
·         Local Ensolarado: as hortaliças são plantas de crescimento rápido, mas precisam de muita luz para crescerem sadias e rapidamente.
·         Local próximo à água: água de boa qualidade e abundante é muito importante para a horta.
·         Terreno bem drenado: as raízes das hortaliças respiram em terrenos compactados ou encharcados a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente para a respiração das raízes, atrasando o crescimento e ocasionando em muitos casos o aparecimento de doenças nas raízes.
·         Composição do solo: analisando o solo, encontramos 4 elementos (argila, areia, a e matéria orgânica).
·         Local protegido: mesmo as plantas que vegetam na época fria, não apreciam ventos fortes e frios: o vento além de estragar folhas e frutos, aumenta muito o consumo de água.

c)      Semeadura ou Plantio
·         Sementeira – A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.
·         Transplante – O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas.

d)     Seleção de Hortaliças para Plantio
·         Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):
# Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
# Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
# Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
# Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
# Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.
e)      Manejo da Horta
·         Serão levadas a efeito no manejo da horta:

# Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
# Retirar plantas invasoras;
# Afofar a terra próxima ás mudas;
# Completar nível de terra em plantas descobertas;
# Observar fitos sanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus).

12.  Qual o período estimado de realização da prática educativa até a finalização do projeto?
O período estimado de realização da prática educativa até a finalização do projeto é de 120 dias. Toda etapa do projeto acontecerá no segundo semestre de 2014 para a sala inscrita. No entanto, a pretensão é que este projeto passe a ser um dos projetos principais da escola, com o objetivo de envolver toda comunidade escolar, todo o corpo docente e discente, equipe digestiva e coordenação pedagógica.
13.  Quais espaços, instituições e atores da comunidade serão envolvidos no desenvolvimento da prática educativa?
Os espaços da escola envolvidos no desenvolvimento da prática educativa são:
·         Sala de aula;
·         Auditório;
·         Biblioteca;
·         Pátio;
·         Campo para a horta;
·         Sala de informática;
·         Outros grupos da comunidade ainda não se manifestaram, mas o nosso projeto começa na escola, se expande através dos alunos em suas casas e se concretiza na sociedade. Mas a escola está aberta à comunidade.
14.  Serão envolvidas outras disciplinas ou profissionais da escola? Quais?
Outras disciplinas ainda não se manifestaram na participação das práticas educativas deste projeto. Outros profissionais como ASDs, merendeiras a auxiliares, estarão envolvidos nos projeto, além da equipe diretiva e alguns professores.
15.  Qual a sua motivação para participar desse prêmio?
Enquanto professor da educação básica no ensino médio, a minha motivação para participar desse projeto é transformar o ensino da matemática em uma prática tão desejada e necessária como ganhar um prêmio, como sentir a satisfação do reencontro com alguém que gostamos. A minha motivação para participar deste prêmio é ver meu aluno expressar o gosto pela matemática como a melhor disciplina, sendo recompensado com a honra ao mérito do esforço realizado. É ensinar os meus alunos a dar o primeiro passo rumo ao sucesso esperado.
16.  Quais os principais desafios e ganhos ao desenvolverem este projeto?
Os principais desafios ao desenvolver este projeto são:
·         A imensa dificuldade dos alunos aprenderem matemática;
·         Quebrar as barreiras do método exclusivamente tradicional, proporcionando um ensino dinâmico e concreto utilizando elementos palpáveis dentro da sua realidade;
·         Enfrentar a resistência dos colegas da área no que diz respeito às mudanças e à dinâmica na prática educativa.
Os principais ganhos ao desenvolver este projeto são:
·         Transformar os alunos em protagonistas do processo de ensino;
·         Levar a escola a ser uma das que apresentam bom nível de avaliação diante do sistema;
·         Revolucionar o ensino de matemática ao desenvolvendo ações que utiliza às experiências do o dia a dia.
17.  Outras informações não contempladas anteriormente.
Além do conhecimento de matemática ou outras disciplinas afins, bem como os estudos dos tipos de hortas levados aos alunos participantes, queremos transformar a escola em um espaço aberto à comunidade envolvendo pais e moradores do bairro como colaboradores e beneficiários dos produtos cultivados na horta, engrandecendo o nosso objetivo: que é inserir a escola no meio social com a participação de todos.
18.  Referência.
Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Senador Rui Palmeira.

Arapiraca-AL, Agosto de 2014.


 
Prêmio Respostas para o Amanhã
1ª Edição 2014

INSCRIÇÃO DO ALUNO     -    TURMA:  1º F Vesp.
Prof. Esp. José Edson Cavalcante da Silva

ORDEM
NOME
E-MAIL
TELEFONE




01
Adailson Pereira da Silva


02
Alayse Pereira de Freitas


03
Ana Carolina de Souza


04
Ana Paula menezes Felix - 2ºE


05
Andreza Calixto da Silva


 06
Andreza Regis dos Santos


07
Célio Victor Rodrigues de França


08
Daniely dos Santos


09
Denny Kevyn S. Silva


10
Edna Rafaella Alves da Silva


11
Fabrício Pereira da Silva


12
Jaqueline da Cruz Santos


13
Jayne Glória da Silva


14
Jeane Carla de Oliveira Silva


15
Jéssica da Silva Santos


16
José Ponciano da Silva Júnior


17
Joseane da Silva Santos


18
Josefa Emília J. da Silva


19
Josivaldo Barbosas da Silva


20
Karla Monaísa dos Santos Silva


21
Leilane da Silva Oliveira


22
Lucineide Maria da Silva Santos - 2ºE


23
Lydia Nayara C. dos Santo - 2ºE


24
Márcia Karolayne de A. Lima


25
Maria Alícia Alves da Silva


26
Maria dos Santos Lino


27
Maria Érika C. da Silva


28
Maria Evyllyn M. Silva


29
Maria Mariana Ananias dos Santos


30
Marta Santos Silva


31
Michael Wesley da Silva Lima


32
Michele Aparecida Gomes dos Santos


33
Mickael Douglas dos Santos - 2ºE


34
Miguel Pedro da Silva


35
Myllena Barbosa da Silva - 2ºE


36
Nayara Lima da Silva


37
Nayran Lucas L. Guedes


38
Pedro Cícero Matias Santos


39
Poliara dos Santos


40
Ranielly Silva Domingo


41
Rayane Cavalcante de Lira


42
Renata da Lima Ferreira


43
Rhayssa Pereira Peixoto


44
Roberta Rodrigues da Silva


45
Sivaldo Barbosa da Silva


46
Tais Limeira de Araújo


47
Thaiana Ingrid da Silva Santos


48
Vanessa Nunes dos Santos


49
Wellington José da Silva


50
Weverton Pereira da Silva






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